segunda-feira, 21 de março de 2016

Evolução da poesia                   

Pra falar sobre este assunto
Vou voltar ao passado
Início do século XX
Assim me foi revelado
A poesia ainda era
Com temas bem repisados.

Nossa prosa ainda buscava
Recursos do realismo
Usando ás vezes até
Uma parte do romantismo
Nessa época deu-se início
A era Pré-Modernismo.

O Euclides da cunha
Lutou de várias maneiras
Mostrar uma visão crítica
Á realidade brasileira
Também Monteiro Lobato
Não teve nele canseira.

Lima Barreto é outro
Que nos mostra o social
Denuncia corrupção
E preconceito racial
Das elites que dominam
Toda nossa capital.

Reinações de Narizinho
E caçadas de Pedrinho
As Memórias de Emília
Parece está tão pertinho
Imortaliza Lobato
Do homem ao menininho.

Logo surgiram os grupos
E tendências modernistas
Fazendo a divulgação
Através de uma revista
Foi veículo inicial
De vários pontos de vista.

As mudanças continuam
Salvo se não me engano
E se quiser comprovar
Leia Graciliano Ramos
Um prosador de sucesso
Na época dos soberanos.

A poesia amadurece
Conquistando a liberdade
Os poetas abandonam
Toda aquela antiguidade
Pra comprovar pode ler
Carlos Drumonnd de Andrade.

Tudo isso aconteceu
Num curto espaço de tempo
Graças a essas pessoas
Que nesse dado momento
Lutou para conseguir
Liberdade em pensamento.

Já que hoje posso escrever
Oh! Pra vocês esses versos
Só mesmo porque um desses
Esteve imenso sucessos.
Acabando assim a mim
Levar para o universo
Apresentar suas lutas
Na vida os seus progressos.

Autora: Aurineide Alencar



Um comentário:

  1. Cara conterrânea; também sou um catoleense e gosto muito de cordel.Desde menino eu ouvia minha mãe declamar ou cantar versos e me apaixonei por isso. Hoje, na maturidade, comecei a estudar o cordel e inciei compor alguns versos. Aos 65 anos resolvi fazer um curso universitário, Ciências das Religiões, e meu TCC foi "O Cordel na Sala de Aulas do Ensino Religioso". Minha orientadora fez um artigo e enviou para publicação em uma revista. Tenho alguma coisa no Recanto das Letras: http://www.recantodasletras.com.br/escrivaninha/

    ResponderExcluir