Faça seu cordel

Passo a passo da aula de Literatura de cordel Literatura de cordel, divertindo e aprendendo.

Oficina

1° passo: Fazer apresentação de folhetos de cordel; Deixar que os alunos manuseassem todos os folhetos; Explicar para os alunos o que é Literatura de Cordel, como é; de onde veio. Dizer de que maneira se utiliza essa literatura.

2° passo: Sala de Tecnologia Pesquisa na internet: WWW.jornaldepoesia.jor.br/cordel.html WWW.ablc.com.br/ WWW.portaldocordel.com.br/ Anotar no caderno as informações que se achem necessárias.

3° passo: Fazer um levantamento sobre o que os alunos descobriram na internet; Cada aluno diz para a classe em voz alta; Leitura feita pela professora de textos produzidos por alunos em anos anteriores; Colocar na lousa algumas dessas estrofes. Ex: Aqui acaba este fato
2ª Contado como verdadeiro
Mas se não acreditar
4ª Procure o dono do guerreiro
Ou então a Dona Lídia
6ª Do seu Dito carroceiro.
(Caroline)

4° passo: Leitura individual dos folhetos de cordel; Construção de uma estrofe feita junto com a classe; Ex: “Sobre a páscoa, agora”. Uma coisa eu vou dizer Para ser um bom aluno É preciso renascer Vir na escola somente Com intuito de aprender” Após a leitura dos folhetos os alunos copiam rimas, se preparando para fazer sextilhas.
Ex: Idade-vontade-liberdade
Aquece-oferece-padece
Paixão-oração-então

5° passo: Ouvir CD com canções, desafios, motes e etc., na voz de diversos cantadores (repentistas); Anotar algumas rimas que ouviu do CD.
Ex: Mais-paz-desfaz
Vencer-crescer-esquecer
Sonhei-cantei-pensei
Errado-revoltado-amado
Fez-três-freguês

Após os alunos copiarem as rimas no caderno, a professora vai perguntando de um em um e escrevendo no papelógrafo para afixar na parede da classe.

6° passo: Leitura: O vendedor de ovos. (José Francisco Borges) J. Borges nasceu no município de Bezerros, Pernambuco, em 1935. Graças a seu talento, participou de exposições de arte na França e na Suíça. E não parou por aí. Ele continua criando e viajando pelo mundo. Fazer um levantamento oral com os alunos, sobre o poema, questionando e esperando que cada um fale aquilo que entendeu.
Ex: Quantos versos existem no poema. Pedir que destaque as rimas e conte quantas estrofes são.
Interpretação Oral Ex:
1) Como é chamado o texto em forma de versos?
2) Quantas estrofes têm no poema?
3) Quem é o autor desse poema?
4) Vocês já leram um folheto de cordel?
5) Quantos versos tem o poema?
6) Esses versos são curtos ou longos?

7° passo: Leitura: Cordel adolescente ó xente!(Sylvia Orthof) Livro: De olho no futuro Estudando o texto. Atividades e correção.
Ex: Amizade-felicidade
Nossa grande amizade
Enche-me de felicidade.

Alegria-harmonia
Sinto imensa alegria
Quando vejo a classe em harmonia.

Sol-girassol
Seja como o girassol
Que cresce seguindo o sol.
(Profª Aurineide)

8° passo:A professora fará a leitura de cordel.
Ex: A chegada de Lampião ao inferno
(Autor: José Pacheco)
Explicar aos alunos que eles pensam nas palavras que irão rimar; o tema, e depois começam a formar a estrofe.
A professora poderá sugerir o tema oferecendo, por exemplo, um desenho. Então se começa a fazer as primeiras estrofes. Os alunos vão falando e a professora anotando num canto da lousa, as rimas que pensaram. Ex: rimas:
cristão,oração, ração/ rodear,voar,abraçar

Agora os alunos junto com a professora vão pensando nos versos e anotando primeiramente na lousa, depois no seu caderno.

Ex: Quando vejo esta cena
Penso que nem sou cristão
O pobre do passarinho
Vivendo só de ração
Sinto então que a humanidade
Precisa de oração.

Os passarinhos felizes
Começaram a rodear
O amigo que estava preso
Querendo lhe abraçar
Pensando achar uma forma
Dele também ir voar.

Agora cada aluno vai exercitar sozinho no seu caderno.
Ex: Um passarinho na gaiola
Querendo ter uma vontade
De ser um passarinho feliz
E querendo ter liberdade
E fora dessa gaiola
Quer ser feliz e ter idade.
(Ana Carla)

9º passo Tema livre:
Cada aluno faz uma ou mais estrofes.
Ex: Um belo dia de sol
Aparece uma criança
A mesma; estava pensado.
Puxando pela lembrança
Será que o mundo vai
Acabar sua esperança?
(João Vitor)

10º passo Assistir DVD com diversas modalidades do cordel, como: repentes, motes, canções, desafios galopes, etc.
De volta para a sala, trabalhar em dupla, fazendo umas sextilhas sobre o que eles aprenderam na sala de vídeo.
Ex: cantoria - alegria - magia
Meus amigos eu te digo
Quando vejo uma cantoria
Meu coração se exalta
E se enche de alegria
É como se o mundo fosse
Todo cheio de magia.
(profª. Aurineide)

11º passo Fazer estrofes com temas propostos, como: mães, trânsito, dengue, etc. Após o aluno escrever numa folha e mostrar para a professora, a mesma fará correções da gramática, sem mudar a ideia do aluno. Todos irão à sala de tecnologia, para digitar o texto.
Serão tiradas fotos em todos os passos que o aluno participar para montagem de slids, que serão apresentados à comunidade.
Ex: Mãe você é luz
Que ilumina o meu dia
O meu coração pequeno
Sem você não viveria
Pois preciso de você
E da sua companhia. (Tauany)

Aula: Literatura de cordel,divertindo e aprendendo.
Autora:Aurineide Alencar de Freitas Oliveira.

18 comentários:

  1. Minha colega Aurineide
    Eis aqui um amigo teu
    Pra misturar nosso verso
    Com o saber que Deus me deu
    Eu enfeito a poesia
    Transformando em cantoria
    O prazer é todo meu



    Aceite este presente que compus, quando morava em Bodoquena MS:

    Lembranças de Mato Grosso do Sul Carlos Silva e Sandra Regina

    MATO GROSSO DO SUL
    É UM CARTÃO POSTAL
    A RIQUEZA MAIOR E MAIS BELA DO PANTANAL
    QUANDO ALI EU ESTIVE
    MUITOS AMIGOS GANHEI
    E PELAS BENÇÃOS DE DEUS
    PRÁ LÁ RETORNAREI
    TOMAR BANHO EM CACHOEIRAS
    COM OS GURIS DO MEU LADO
    E DEPOIS QUEBRAR O CALOR
    NUM TERERÉ BEM GELADO

    SEU MOÇO EU CHORO DE SAUDADES
    DA CAPITAL MORENA
    DOURADOS PONTA PORÃ AMAMBAI
    SERRA DA BODOQUENA
    OS MEUS PASSEIOS NAS TARDES
    DE FINAIS DE SEMANA
    EM BONITO MIRANDA ANASTÁCIO EM AQUIDAUANA
    QUANDO ESTOU NO MATO GROSSO
    A TRISTEZA SE VAI
    SÓ DE OLHAR PRÁ GRANDEZA SEU MOÇO
    DO LINDO RIO PARAGUAY
    FAÇO EM VERSOS MINHA HOMENAGEM
    AO MATO GROSSO DO SUL
    CUJO SIMBOLO DA LIBERDADE
    ESTÁ NAS ASAS DE UM TUIUIU


    www.bandasdegaragem.uol.com.br/carlossilvacantador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amizade não tem preço
      Veja Carlos,vou dizer
      Ainda mais se o amigo
      É um igual a você
      Em qualquer lugar do mundo
      Este prazer é profundo
      Qualquer um queria ter.

      Excluir
  2. Na carreira de cordelista
    Eu desejo progredir
    Com a rima e a métrica
    Faço até gente sorrir
    Mas uma coisa me frustra
    Eu não consigo imrimir

    imprimir o meu folheto
    e tarefa de amargar
    pela sua experiência
    vim aqui lhe apelar
    me mostre a maneira certa
    pra acabar o meu penar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Almir, primeiramente eu digito os poemas imprimo e encaderno num livro modelo ATA.Mando registrar nos direitos autorais, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Depois ,eu mesma confecciono.Tem um garoto que desenha as capas.

      Excluir
    2. Almir, primeiramente eu digito os poemas imprimo e encaderno num livro modelo ATA.Mando registrar nos direitos autorais, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Depois ,eu mesma confecciono.Tem um garoto que desenha as capas.

      Excluir
    3. Almir, primeiramente eu digito os poemas imprimo e encaderno num livro modelo ATA.Mando registrar nos direitos autorais, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Depois ,eu mesma confecciono.Tem um garoto que desenha as capas.

      Excluir
  3. Escutei cordel minha infância toda
    Depois que cresci fiquei atoa
    Agora que acordei
    Quero ser cordel em pessoa

    Estou iniciando rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Mônica! Eu torço muito por você. Precisamos de muita gente para divulgar esta cultura maravillosa!

      Excluir
  4. Por favor, será que tem como alguém mim ajudar?
    Eu vou fazer uma apresentação na escola em que eu estudo, e a minha professora mim pediu para que eu contasse a história de Robinson Crudoé em forma de cordel eu já li o texto todo. Mas, não faço a mínima ideia de como se faz um cordel..
    Então eu peço encarecidamente a ajuda de vocês este trabalho é para ser apresentado no dia 08/04/2016.
    Há lembrando que o livro é um daqueles que tem a versão adaptada para neoleitores..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, eu não sei qual é a didática de sua professora, porém uma pessoa que nunca ouviu falar de Literatura de Cordel, não tem com transformar uma narrativa em cordel, pois existem as regras que devem ser estudadas antes, que são: ritmo, rima e métrica.Não sei como posso te ajudar assim tão longe. Apenas com essas dicas que deixei no blog.

      Excluir
  5. Por favor, será que tem como alguém mim ajudar?
    Eu vou fazer uma apresentação na escola em que eu estudo, e a minha professora mim pediu para que eu contasse a história de Robinson Crudoé em forma de cordel eu já li o texto todo. Mas, não faço a mínima ideia de como se faz um cordel..
    Então eu peço encarecidamente a ajuda de vocês este trabalho é para ser apresentado no dia 08/04/2016.
    Há lembrando que o livro é um daqueles que tem a versão adaptada para neoleitores..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elenilda, eu não sei qual é a didática de sua professora, porém uma pessoa que nunca ouviu falar de Literatura de Cordel, não tem com transformar uma narrativa em cordel, pois existem as regras que devem ser estudadas antes, que são: ritmo, rima e métrica.Não sei como posso te ajudar assim tão longe. Apenas com essas dicas que deixei no blog.

      Excluir
  6. Alguem poderia mim ajudar a fazer um cordel sobre o conto nenhum caminho para o paraiso?

    ResponderExcluir
  7. Nilma Silva, ninguém consegue transforma um texto narrativo em cordel sem antes dominar as regras do mesmo. Assim de tão longe é difícil.E preciso seguir passo a passo a aprendizagem.Eu creio que o que se pode ser feito é a gente mesmo fazer o cordel.

    ResponderExcluir
  8. Me ajuda com um cordel que tenha no começo de casa verso as letras D,E,N,I,S,E

    ResponderExcluir
  9. alguém pra me ajudar a fazer um cordel que o final termine com "er"

    ResponderExcluir
  10. Vim tratar de um assunto
    Que tem grande repercussão
    É a Amazônia pegando fogo
    E os animais em extinção
    Se não acordamos agora
    Para o mundo ajudar

    Sem dúvida alguma
    Ele vai se acabar
    As árvores sendo cortadas
    O nosso ar se acabando
    O mar tá poluído
    E a nossa água estragando

    A Terra é nosso planeta
    Vamos dela preservar
    Não vai ter pra onde correr
    Quando ela acabar
    Para que isso não aconteça
    Precisamos dela cuidar


    Bom! Me chamo Bruna, e amo escrever cordel, esse foi um cordel simples q acabei de fazer e não! Eu não sou muito boa em rima, mais pretendo melhorar pois cordelhista quero ser e esse sonho vou realizar kkk

    ResponderExcluir
  11. O gari e importante
    Ele e especial
    Ele tem sua parte
    Ele tem um manual

    ResponderExcluir