Passo a passo da aula de Literatura de cordel Literatura de cordel, divertindo e aprendendo.
Oficina
1° passo: Fazer apresentação de folhetos de cordel; Deixar que os alunos manuseassem todos os folhetos; Explicar para os alunos o que é Literatura de Cordel, como é; de onde veio. Dizer de que maneira se utiliza essa literatura.
2° passo: Sala de Tecnologia Pesquisa na internet: WWW.jornaldepoesia.jor.br/cordel.html WWW.ablc.com.br/ WWW.portaldocordel.com.br/ Anotar no caderno as informações que se achem necessárias.
3° passo: Fazer um levantamento sobre o que os alunos descobriram na internet; Cada aluno diz para a classe em voz alta; Leitura feita pela professora de textos produzidos por alunos em anos anteriores; Colocar na lousa algumas dessas estrofes. Ex: Aqui acaba este fato
2ª Contado como verdadeiro
Mas se não acreditar
4ª Procure o dono do guerreiro
Ou então a Dona Lídia
6ª Do seu Dito carroceiro.
(Caroline)
4° passo: Leitura individual dos folhetos de cordel; Construção de uma estrofe feita junto com a classe; Ex: “Sobre a páscoa, agora”. Uma coisa eu vou dizer Para ser um bom aluno É preciso renascer Vir na escola somente Com intuito de aprender” Após a leitura dos folhetos os alunos copiam rimas, se preparando para fazer sextilhas.
Ex: Idade-vontade-liberdade
Aquece-oferece-padece
Paixão-oração-então
5° passo: Ouvir CD com canções, desafios, motes e etc., na voz de diversos cantadores (repentistas); Anotar algumas rimas que ouviu do CD.
Ex: Mais-paz-desfaz
Vencer-crescer-esquecer
Sonhei-cantei-pensei
Errado-revoltado-amado
Fez-três-freguês
Após os alunos copiarem as rimas no caderno, a professora vai perguntando de um em um e escrevendo no papelógrafo para afixar na parede da classe.
6° passo: Leitura: O vendedor de ovos. (José Francisco Borges) J. Borges nasceu no município de Bezerros, Pernambuco, em 1935. Graças a seu talento, participou de exposições de arte na França e na Suíça. E não parou por aí. Ele continua criando e viajando pelo mundo. Fazer um levantamento oral com os alunos, sobre o poema, questionando e esperando que cada um fale aquilo que entendeu.
Ex: Quantos versos existem no poema. Pedir que destaque as rimas e conte quantas estrofes são.
Interpretação Oral Ex:
1) Como é chamado o texto em forma de versos?
2) Quantas estrofes têm no poema?
3) Quem é o autor desse poema?
4) Vocês já leram um folheto de cordel?
5) Quantos versos tem o poema?
6) Esses versos são curtos ou longos?
7° passo: Leitura: Cordel adolescente ó xente!(Sylvia Orthof) Livro: De olho no futuro Estudando o texto. Atividades e correção.
Ex: Amizade-felicidade
Nossa grande amizade
Enche-me de felicidade.
Alegria-harmonia
Sinto imensa alegria
Quando vejo a classe em harmonia.
Sol-girassol
Seja como o girassol
Que cresce seguindo o sol.
(Profª Aurineide)
8° passo:A professora fará a leitura de cordel.
Ex: A chegada de Lampião ao inferno
(Autor: José Pacheco)
Explicar aos alunos que eles pensam nas palavras que irão rimar; o tema, e depois começam a formar a estrofe.
A professora poderá sugerir o tema oferecendo, por exemplo, um desenho. Então se começa a fazer as primeiras estrofes. Os alunos vão falando e a professora anotando num canto da lousa, as rimas que pensaram. Ex: rimas:
cristão,oração, ração/ rodear,voar,abraçar
Agora os alunos junto com a professora vão pensando nos versos e anotando primeiramente na lousa, depois no seu caderno.
Ex: Quando vejo esta cena
Penso que nem sou cristão
O pobre do passarinho
Vivendo só de ração
Sinto então que a humanidade
Precisa de oração.
Os passarinhos felizes
Começaram a rodear
O amigo que estava preso
Querendo lhe abraçar
Pensando achar uma forma
Dele também ir voar.
Agora cada aluno vai exercitar sozinho no seu caderno.
Ex: Um passarinho na gaiola
Querendo ter uma vontade
De ser um passarinho feliz
E querendo ter liberdade
E fora dessa gaiola
Quer ser feliz e ter idade.
(Ana Carla)
9º passo Tema livre:
Cada aluno faz uma ou mais estrofes.
Ex: Um belo dia de sol
Aparece uma criança
A mesma; estava pensado.
Puxando pela lembrança
Será que o mundo vai
Acabar sua esperança?
(João Vitor)
10º passo Assistir DVD com diversas modalidades do cordel, como: repentes, motes, canções, desafios galopes, etc.
De volta para a sala, trabalhar em dupla, fazendo umas sextilhas sobre o que eles aprenderam na sala de vídeo.
Ex: cantoria - alegria - magia
Meus amigos eu te digo
Quando vejo uma cantoria
Meu coração se exalta
E se enche de alegria
É como se o mundo fosse
Todo cheio de magia.
(profª. Aurineide)
11º passo Fazer estrofes com temas propostos, como: mães, trânsito, dengue, etc. Após o aluno escrever numa folha e mostrar para a professora, a mesma fará correções da gramática, sem mudar a ideia do aluno. Todos irão à sala de tecnologia, para digitar o texto.
Serão tiradas fotos em todos os passos que o aluno participar para montagem de slids, que serão apresentados à comunidade.
Ex: Mãe você é luz
Que ilumina o meu dia
O meu coração pequeno
Sem você não viveria
Pois preciso de você
E da sua companhia. (Tauany)
Aula: Literatura de cordel,divertindo e aprendendo.
Autora:Aurineide Alencar de Freitas Oliveira.
Minha colega Aurineide
ResponderExcluirEis aqui um amigo teu
Pra misturar nosso verso
Com o saber que Deus me deu
Eu enfeito a poesia
Transformando em cantoria
O prazer é todo meu
Aceite este presente que compus, quando morava em Bodoquena MS:
Lembranças de Mato Grosso do Sul Carlos Silva e Sandra Regina
MATO GROSSO DO SUL
É UM CARTÃO POSTAL
A RIQUEZA MAIOR E MAIS BELA DO PANTANAL
QUANDO ALI EU ESTIVE
MUITOS AMIGOS GANHEI
E PELAS BENÇÃOS DE DEUS
PRÁ LÁ RETORNAREI
TOMAR BANHO EM CACHOEIRAS
COM OS GURIS DO MEU LADO
E DEPOIS QUEBRAR O CALOR
NUM TERERÉ BEM GELADO
SEU MOÇO EU CHORO DE SAUDADES
DA CAPITAL MORENA
DOURADOS PONTA PORÃ AMAMBAI
SERRA DA BODOQUENA
OS MEUS PASSEIOS NAS TARDES
DE FINAIS DE SEMANA
EM BONITO MIRANDA ANASTÁCIO EM AQUIDAUANA
QUANDO ESTOU NO MATO GROSSO
A TRISTEZA SE VAI
SÓ DE OLHAR PRÁ GRANDEZA SEU MOÇO
DO LINDO RIO PARAGUAY
FAÇO EM VERSOS MINHA HOMENAGEM
AO MATO GROSSO DO SUL
CUJO SIMBOLO DA LIBERDADE
ESTÁ NAS ASAS DE UM TUIUIU
www.bandasdegaragem.uol.com.br/carlossilvacantador
Amizade não tem preço
ExcluirVeja Carlos,vou dizer
Ainda mais se o amigo
É um igual a você
Em qualquer lugar do mundo
Este prazer é profundo
Qualquer um queria ter.
Na carreira de cordelista
ResponderExcluirEu desejo progredir
Com a rima e a métrica
Faço até gente sorrir
Mas uma coisa me frustra
Eu não consigo imrimir
imprimir o meu folheto
e tarefa de amargar
pela sua experiência
vim aqui lhe apelar
me mostre a maneira certa
pra acabar o meu penar.
Almir, primeiramente eu digito os poemas imprimo e encaderno num livro modelo ATA.Mando registrar nos direitos autorais, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Depois ,eu mesma confecciono.Tem um garoto que desenha as capas.
ExcluirAlmir, primeiramente eu digito os poemas imprimo e encaderno num livro modelo ATA.Mando registrar nos direitos autorais, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Depois ,eu mesma confecciono.Tem um garoto que desenha as capas.
ExcluirAlmir, primeiramente eu digito os poemas imprimo e encaderno num livro modelo ATA.Mando registrar nos direitos autorais, na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Depois ,eu mesma confecciono.Tem um garoto que desenha as capas.
ExcluirEscutei cordel minha infância toda
ResponderExcluirDepois que cresci fiquei atoa
Agora que acordei
Quero ser cordel em pessoa
Estou iniciando rsrsrs
Que bom Mônica! Eu torço muito por você. Precisamos de muita gente para divulgar esta cultura maravillosa!
ExcluirPor favor, será que tem como alguém mim ajudar?
ResponderExcluirEu vou fazer uma apresentação na escola em que eu estudo, e a minha professora mim pediu para que eu contasse a história de Robinson Crudoé em forma de cordel eu já li o texto todo. Mas, não faço a mínima ideia de como se faz um cordel..
Então eu peço encarecidamente a ajuda de vocês este trabalho é para ser apresentado no dia 08/04/2016.
Há lembrando que o livro é um daqueles que tem a versão adaptada para neoleitores..
Unknown, eu não sei qual é a didática de sua professora, porém uma pessoa que nunca ouviu falar de Literatura de Cordel, não tem com transformar uma narrativa em cordel, pois existem as regras que devem ser estudadas antes, que são: ritmo, rima e métrica.Não sei como posso te ajudar assim tão longe. Apenas com essas dicas que deixei no blog.
ExcluirPor favor, será que tem como alguém mim ajudar?
ResponderExcluirEu vou fazer uma apresentação na escola em que eu estudo, e a minha professora mim pediu para que eu contasse a história de Robinson Crudoé em forma de cordel eu já li o texto todo. Mas, não faço a mínima ideia de como se faz um cordel..
Então eu peço encarecidamente a ajuda de vocês este trabalho é para ser apresentado no dia 08/04/2016.
Há lembrando que o livro é um daqueles que tem a versão adaptada para neoleitores..
Elenilda, eu não sei qual é a didática de sua professora, porém uma pessoa que nunca ouviu falar de Literatura de Cordel, não tem com transformar uma narrativa em cordel, pois existem as regras que devem ser estudadas antes, que são: ritmo, rima e métrica.Não sei como posso te ajudar assim tão longe. Apenas com essas dicas que deixei no blog.
ExcluirAlguem poderia mim ajudar a fazer um cordel sobre o conto nenhum caminho para o paraiso?
ResponderExcluirNilma Silva, ninguém consegue transforma um texto narrativo em cordel sem antes dominar as regras do mesmo. Assim de tão longe é difícil.E preciso seguir passo a passo a aprendizagem.Eu creio que o que se pode ser feito é a gente mesmo fazer o cordel.
ResponderExcluirMe ajuda com um cordel que tenha no começo de casa verso as letras D,E,N,I,S,E
ResponderExcluiralguém pra me ajudar a fazer um cordel que o final termine com "er"
ResponderExcluirVim tratar de um assunto
ResponderExcluirQue tem grande repercussão
É a Amazônia pegando fogo
E os animais em extinção
Se não acordamos agora
Para o mundo ajudar
Sem dúvida alguma
Ele vai se acabar
As árvores sendo cortadas
O nosso ar se acabando
O mar tá poluído
E a nossa água estragando
A Terra é nosso planeta
Vamos dela preservar
Não vai ter pra onde correr
Quando ela acabar
Para que isso não aconteça
Precisamos dela cuidar
Bom! Me chamo Bruna, e amo escrever cordel, esse foi um cordel simples q acabei de fazer e não! Eu não sou muito boa em rima, mais pretendo melhorar pois cordelhista quero ser e esse sonho vou realizar kkk
O gari e importante
ResponderExcluirEle e especial
Ele tem sua parte
Ele tem um manual