quarta-feira, 4 de setembro de 2013

REGULAMENTO DO II CONCURSO DE POESIA POPULAR DA E. E. RAMONA DA SILVA PEDROSO

REGULAMENTO DO CONCURSO

04.09.2013 – Il Concurso de Poesia Popular da E.E.Ramona da Silva Pedroso WWW.cordelistaaurineide.blogspot.com
"Literatura de Cordel: divertindo e aprendendo"
Informações:
a) Concurso de Poesia popular
b) Tema: “Lixo,Reciclagem e Sustemtabilidade.”
c) Voltado a alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual  Ramona da Silva Pedroso,Dourados MS.

Premiação:
1º lugar - 1 tablet,
2º lugar – 1 rádio com entrada para USB
3º lugar – 1 rádio com entrada para USB
4º lugar _ 1 coleção de 25 folhetos de cordéis.
5º lugar _ 1 coleção de 20 folhetos de cordéis.

Prazo:
04 de outubro de 2013.

Todos os poemas participantes e dentro dos padrões do concurso mesmo não sendo classificado farão parte de uma Antologia Literária da E.E. Ramona da Silva Pedroso, e o aluno receberá como prêmio um exemplar.

Fonte:

Regulamento:
1. PROMOÇÃO
O Concurso de Poesia Popular é parte integrante do projeto” Literatura de Cordel: divertindo e aprendendo”, promoção da própria escola. Será realizado durante o ano de 2013, regido pelos itens que compõem o presente regulamento.

2. OBJETIVO
Estimular e incentivar atitudes e hábitos de leitura, também através da Literatura de Cordel.

3. TEMA
O tema do Concurso de Poesia Popular na Escola Estatual Ramona da Silva Pedroso  é “Lixo, Reciclagem e Sustentabilidade”.

4. CONCURSO

4.1. Cada aluno poderá inscrever uma única poesia.
4.2. “O material “inscrito passará a integrar o acervo do projeto” Literatura de Cor del,divertindo e aprendendo” da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso.
4.3. A poesia deverá ser inédita para participar do concurso. Se constatado plágio, a mesma será desclassificada, não cabendo qualquer tipo de recurso.
4.4. A poesia deverá ter no mínimo 10 estrofes de sextilhas e no máximo 18 estrofes de sextilhas, em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
4.5. Só serão aceitas poesias em Língua portuguesa.
4.6. Será considerado inscrito para a seleção o material enviado por email e seus originais entregues em mãos na coordenação da referida escola no ano de 2013.
4.7. Os inscritos responsabilizam-se plena e exclusivamente,  por eventuais reclamações ou ações judiciais de plágio.
4.8. A poesia deverá ser escrita por apenas um autor.
4.9. Serão automaticamente desclassificados os trabalhos que não contiverem título ou estiverem fora dos padrões solicitados no regulamento.
4.10. Serão avaliados: a coerência com o tema, a originalidade, criatividade, correção gramatical e a exploração de recursos inerentes à poesia popular, tais como: métrica de sete sílabas, rima e ritmo.


5. PÚBLICO-ALVO
5.1 O Concurso de Poesia Popular destina-se aos alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso.
5.2 Não poderão participar os professores, diretores, os jurados, nem o(s) patrocinador(es) .

6. INSCRIÇÕES
6.1 - As inscrições serão gratuitas e devem ser entregue em mãos na coordenação pedagógica:
Matutino :Catarina FIor da Silva
Vespertino:Geisa Borges Held Tobias

6.2. – Documentação a ser enviada no ato da inscrição:
a) Poesia com título e autoria (uma via entregue em mãos na coordenação da escola e uma via digital enviada por e-mail)
b) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo autor e seu responsável legal quando o mesmo for menor de idade (uma via impressa  e uma via digital enviada por e-mail),anexo ao poema.
7. PRAZOS
04.09.2013 – Abertura das inscrições para o concurso de poesias.
04.10.2013 – Término das inscrições para o concurso de Poesias.
14.11.2013 _Evento de entrega dos prêmios
15.11.2013 _Publicação das poesias classificadas nos blogs.
 2014_ Entrega da Antologia com data a combinar.


8. DA COMISSÃO JULGADORA E SELEÇÃO DOS POEMAS FINALISTAS
8.1 A comissão julgadora será composta por um mínimo de 5 (cinco) integrantes, escolhidos a critério da comissão organizadora do projeto Literatura de Cordel,divertindo e aprendendo. Os jurados serão profissionais ligados à educação.
8.2 Os jurados farão a seleção da melhor poesia e dentre estas selecionarão as cinco primeiras colocadas.
8.3 A decisão dos jurados é soberana, não cabendo recursos ou questionamentos quanto aos critérios utilizados.

9. DA ENTREGA DOS PRÊMIOS
9.1 Os prêmios serão entregues em evento aberto a comunidade escolar, com a publicação da melhor poesia. Serão premiados o primeiro, segundo, terceiro, o quarto e o quinto lugares.

10.PRÊMIOS
Os prêmios serão destinados para os três primeiros lugares:
1o lugar: Um tablet
2o lugar: Um rádio com entrada USB
3o lugar: Um rádio com entrada USB
4º lugar: Uma coleção de 25 folhetos de cordel  
5° lugar: Uma coleção de 20 folhetos de cordel.

  1. OBSERVAÇÕES GERAIS
    11.1 Ao preencher a ficha de inscrição e encaminhar a poesia para competir no Concurso de Poesias do Projeto” Literatura de Cordel,divertindo e aprendendo”, os autores concedem automaticamente autorização aos promotores para publicação em jornal, TV, rádio e internet.
    11.2 O ato de inscrição no concurso pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento, valendo como contrato de adesão.
    11.3 Os trabalhos não serão devolvidos.
    11.4 Os candidatos renunciam a qualquer pagamento a título de direitos autorais das poesias inscritas neste concurso.
    11.5 Questões omissas neste regulamento serão resolvidas pela comissão organizadora do projeto.
    11.6 Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (67)  3421-3000 ou (.67) 3425-2252 com a Profª Aurineide .
  2.  Quem poderá participar deste concurso.
12.1 Poderão participar deste concurso todos os alunos devidamente matriculados nesta instituição.
12.2  Considerando o art 3º parágrafo primeiro “ - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; “
12.3 E ainda a Constituição Federal de 1988 no art 5º cita “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.”
Autora do projeto “Literatura de cordel,divertindo e aprendendo:
Aurineide Alencar de Freitas Oliveira

Comissão Organizadora do projeto:
Adriana Souto
Aurineide Alencar de Freitas oliveira
Catarina Flor da Silva
Celita Ferri Dantas.
Eliane Viegas de Araújo
Geisa Borges Held Tobias
Geni Aragão
Jair Isaias de Santana
Joana P. Mendes
Luzia Gonçalves Ribeiro Primo
Maria Aparecida Bezerra Sauto Assunção
Marilza Dias Santos
Marisabel Aguiar Pereira Martins
Marlene Ferreira da Silva
Roseane Leite Benites
Rosimar Camacho da Silva
Vânia Viegas Wolff Cardoso
Vaste Leonel de Souza Contato.

Equipe Avaliadora do II Concurso de Poesia Popular da Escola Ramona da Silva Pedroso:
Ana Aparecida da Silva
Cristiane C. Oliveira.
Tânia Capuano
Edinéia Del Vigna Alencar
Maria Aparecida da Silva Estulano
Maria Lucia Moreira de Lima


     
   GOVERNO DO MATO GROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLITICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
                                                                                
                                    ESCOLA ESTADUAL RAMONA DA SILVA PEDROSO


 Ficha de inscrição

II Concurso de Poesia Popular da E.E. Ramona da Silva Pedroso.

Nome:____________________________________________________Ano/Turma:______

Responsável:_______________________________________________________________ :____________

Título da Poesia:__________________________________________________________________



______________________________                                         _____________________________
      Assinatura do Responsável                                                                      Local e Data




Obs:  A poesia original deverá ser manuscrita e entregue a coordenação e uma cópia digitada deverá ser entregue para anexar a ficha de inscrição  e enviar no e-mail: aurineidealencar@hotmail.com.
Leia o regulamento do concurso nos seguintes blogs:



Premiação: 1º lugar: 1 tablet
                   2º lugar: rádio com USB
                   3º lugar: rádio com USB
                   4° lugar: uma coleção de 25 folhetos de cordel
                   5° lugar:  uma coleção de 20 folhetos de cordel

A entrega do prêmio será no dia 14/11/2013 na E.E.Ramona da Silva Pedroso.

Segue abaixo oficinas do Projeto “Literatura de cordel: divertindo e aprendendo”
Autora: Aurineide Alencar de Freitas Oliveira.

Passo a passo


Oficina

1° passo:

Fazer apresentação de folhetos de cordel;
Deixar que os alunos manuseassem todos os folhetos;
Explicar para os alunos o que é Literatura de Cordel, como é; de onde veio.
Dizer de que maneira se utiliza essa literatura.

2° passo:

Sala de Tecnologia

Anotar no caderno as informações que se achem necessárias.

3° passo:

Fazer um levantamento sobre o que os alunos descobriram na internet;
Cada aluno diz para a classe em voz alta;
Leitura feita pela professora de textos produzidos por alunos em anos anteriores;
Colocar na lousa algumas dessas estrofes.


                   Ex: Aqui acaba este fato
                    2ª Contado como verdadeiro
                         Mas se não acreditar
                    4ª Procure o dono do guerreiro
                         Ou então a Dona Lídia
                    6ª Do seu Dito carroceiro.
  
                                     (Caroline)


4° passo:

Leitura individual dos folhetos de cordel;
Construção de uma estrofe feita junto com a classe;

Ex:
“Sobre a páscoa, agora”.
Uma coisa eu vou dizer
Para ser um bom aluno
É preciso renascer
Vir na escola somente
Com intuito de aprender”

Após a leitura dos folhetos os alunos copiam rimas, se preparando para fazer sextilhas.
Ex:
Idade-vontade-liberdade
Aquece-oferece-padece
Paixão-oração-então

5° passo:

Ouvir CD com canções, desafios, motes e etc., na voz de diversos cantadores (repentistas);
 Anotar algumas rimas que ouviu do CD.

Ex:
Mais-paz-desfaz
Vencer-crescer-esquecer
Sonhei-cantei-pensei
Errado-revoltado-amado
Fez-três-freguês

Após os alunos copiarem as rimas no caderno, a professora vai perguntando de um em um e escrevendo no papelógrafo para afixar na parede da classe.


6° passo:

Leitura: O vendedor de ovos. (José Francisco Borges)
J. Borges nasceu no município de Bezerros, Pernambuco, em 1935. Graças a seu talento, participou de exposições de arte na França e na Suíça. E não parou por aí. Ele continua criando e viajando pelo mundo.

Fazer um levantamento oral com os alunos, sobre o poema, questionando e esperando que cada um fale aquilo que entendeu. Ex: Quantos versos existem no poema. Pedir que destaque as rimas e conte quantas estrofes são.


                                        
Interpretação Oral
Ex:
1)    Como é chamado o texto em forma de versos?
2)    Quantas estrofes têm no poema?
3)    Quem é o autor desse poema?
4)    Vocês já leram um folheto de cordel?
5)    Quantos versos tem o poema?
6)    Esses versos são curtos ou longos?

7° passo:

Leitura: Cordel adolescente ó xente!(Sylvia Orthof) Livro: De olho no futuro

Estudando o texto. Atividades e correção

Ex:
    Amizade-felicidade
Nossa grande amizade
Enche-me de felicidade.

  Alegria-harmonia
Sinto imensa alegria
Quando vejo a classe em harmonia.

  Sol-girassol
Seja como o girassol
Que cresce seguindo o sol.
                        (Profª Aurineide)

8° passo:

A  professora faz a leitura de folheto de cordel.
Ex: A chegada de Lampião ao inferno
            (Autor: José Pacheco)
  Explicar aos alunos que eles pensam nas palavras que irão rimar; o tema, e depois começam a formar a estrofe.
   A professora poderá sugerir o tema oferecendo, por exemplo, um desenho. Então se começa a fazer as primeiras estrofes.
  Os alunos vão falando e a professora anotando num canto da lousa, as rimas que pensaram. Ex: rimas:
cristão                     rodear
ração                       abraçar
oração                     voar
  Agora os alunos junto com a professora vão pensando nos versos e anotando primeiramente na lousa, depois no seu caderno.

Ex:
Quando vejo esta cena
Penso que nem sou cristão
O pobre do passarinho
Vivendo só de ração
Sinto então que a humanidade
Precisa de oração.

Os passarinhos felizes
Começaram a rodear
O amigo que estava preso
Querendo lhe abraçar
Pensando achar uma forma
Dele também ir voar.

Agora cada aluno vai exercitar sozinho no seu caderno.
Ex:
Um passarinho na gaiola
Querendo ter uma vontade
De ser um passarinho feliz
E querendo ter liberdade
E fora dessa gaiola
Quer ser feliz e ter idade. (Ana Carla)

9º passo

Tema livre:
Cada aluno faz uma ou mais estrofes.
Ex:
Um belo dia de sol
Aparece uma criança
A mesma; estava pensado.
Puxando pela lembrança
Será que o mundo vai
Acabar sua esperança?
(João Vitor)
10º passo

Assistir DVD com diversas modalidades do cordel, como: repentes, motes, canções, desafios galopes, etc.De volta para a sala, trabalhar em dupla, fazendo umas sextilhas sobre o que eles aprenderam na sala de vídeo.
Ex:
cantoria - alegria - magia

Meus amigos eu te digo
Quando vejo uma cantoria
Meu coração se exalta
E se enche de alegria
É como se o mundo fosse
Todo cheio de magia.
(profª. Aurineide)

11º passo

Fazer estrofes com temas propostos, como: mães, trânsito, dengue, etc.
Após o aluno escrever numa folha e mostrar para a professora, a mesma fará correções da gramática, sem mudar a ideia do aluno. Todos irão à sala de tecnologia, para digitar o texto. Serão tiradas fotos em todos os passos que o aluno participar para montagem de slaids, que serão apresentados à comunidade.
Ex:
Mãe você é luz
Que ilumina o meu dia
O meu coração pequeno
Sem você não viveria
Pois preciso de você
E toda sua alegria.

Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, 04/10/2012.
  

3 comentários:

  1. É isso aí amiga, continua postando o andamento do seu projeto q vou acompanhando aqui...bom trabalho!!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Eu não te disse Eliziane Santana! Assunção que me aguarde!

      Excluir