REGULAMENTO DO CONCURSO
04.09.2013 – Il Concurso
de Poesia Popular da E.E.Ramona da Silva Pedroso WWW.cordelistaaurineide.blogspot.com
"Literatura de
Cordel: divertindo e aprendendo"
Informações:
a) Concurso de Poesia popular
b) Tema: “Lixo,Reciclagem e Sustemtabilidade.”
c) Voltado a alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso,Dourados MS.
b) Tema: “Lixo,Reciclagem e Sustemtabilidade.”
c) Voltado a alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso,Dourados MS.
Premiação:
1º lugar - 1 tablet,
1º lugar - 1 tablet,
2º lugar – 1 rádio com
entrada para USB
3º lugar – 1 rádio com
entrada para USB
4º lugar _ 1 coleção de 25
folhetos de cordéis.
5º lugar _ 1 coleção de 20
folhetos de cordéis.
Prazo:
04 de outubro de 2013.
Todos os poemas
participantes e dentro dos padrões do concurso mesmo não sendo classificado
farão parte de uma Antologia Literária da E.E. Ramona da Silva Pedroso, e o aluno
receberá como prêmio um exemplar.
Fonte:
Fonte:
Regulamento:
1. PROMOÇÃO
O Concurso de Poesia Popular é parte integrante do projeto” Literatura de Cordel: divertindo e aprendendo”, promoção da própria escola. Será realizado durante o ano de 2013, regido pelos itens que compõem o presente regulamento.
2. OBJETIVO
Estimular e incentivar atitudes e hábitos de leitura, também através da Literatura de Cordel.
3. TEMA
O tema do Concurso de Poesia Popular na Escola Estatual Ramona da Silva Pedroso é “Lixo, Reciclagem e Sustentabilidade”.
4. CONCURSO
4.1. Cada aluno poderá inscrever uma única poesia.
4.2. “O material “inscrito passará a integrar o acervo do projeto” Literatura de Cor del,divertindo e aprendendo” da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso.
4.3. A poesia deverá ser inédita para participar do concurso. Se constatado plágio, a mesma será desclassificada, não cabendo qualquer tipo de recurso.
4.4. A poesia deverá ter no mínimo 10 estrofes de sextilhas e no máximo 18 estrofes de sextilhas, em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
4.5. Só serão aceitas poesias em Língua portuguesa.
4.6. Será considerado inscrito para a seleção o material enviado por email e seus originais entregues em mãos na coordenação da referida escola no ano de 2013.
4.7. Os inscritos responsabilizam-se plena e exclusivamente, por eventuais reclamações ou ações judiciais de plágio.
4.8. A poesia deverá ser escrita por apenas um autor.
4.9. Serão automaticamente desclassificados os trabalhos que não contiverem título ou estiverem fora dos padrões solicitados no regulamento.
4.10. Serão avaliados: a coerência com o tema, a originalidade, criatividade, correção gramatical e a exploração de recursos inerentes à poesia popular, tais como: métrica de sete sílabas, rima e ritmo.
1. PROMOÇÃO
O Concurso de Poesia Popular é parte integrante do projeto” Literatura de Cordel: divertindo e aprendendo”, promoção da própria escola. Será realizado durante o ano de 2013, regido pelos itens que compõem o presente regulamento.
2. OBJETIVO
Estimular e incentivar atitudes e hábitos de leitura, também através da Literatura de Cordel.
3. TEMA
O tema do Concurso de Poesia Popular na Escola Estatual Ramona da Silva Pedroso é “Lixo, Reciclagem e Sustentabilidade”.
4. CONCURSO
4.1. Cada aluno poderá inscrever uma única poesia.
4.2. “O material “inscrito passará a integrar o acervo do projeto” Literatura de Cor del,divertindo e aprendendo” da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso.
4.3. A poesia deverá ser inédita para participar do concurso. Se constatado plágio, a mesma será desclassificada, não cabendo qualquer tipo de recurso.
4.4. A poesia deverá ter no mínimo 10 estrofes de sextilhas e no máximo 18 estrofes de sextilhas, em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
4.5. Só serão aceitas poesias em Língua portuguesa.
4.6. Será considerado inscrito para a seleção o material enviado por email e seus originais entregues em mãos na coordenação da referida escola no ano de 2013.
4.7. Os inscritos responsabilizam-se plena e exclusivamente, por eventuais reclamações ou ações judiciais de plágio.
4.8. A poesia deverá ser escrita por apenas um autor.
4.9. Serão automaticamente desclassificados os trabalhos que não contiverem título ou estiverem fora dos padrões solicitados no regulamento.
4.10. Serão avaliados: a coerência com o tema, a originalidade, criatividade, correção gramatical e a exploração de recursos inerentes à poesia popular, tais como: métrica de sete sílabas, rima e ritmo.
5. PÚBLICO-ALVO
5.1 O Concurso de Poesia Popular destina-se aos alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso.
5.2 Não poderão participar os professores, diretores, os jurados, nem o(s) patrocinador(es) .
5.1 O Concurso de Poesia Popular destina-se aos alunos do 5° ao 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso.
5.2 Não poderão participar os professores, diretores, os jurados, nem o(s) patrocinador(es) .
6. INSCRIÇÕES
6.1 - As inscrições serão gratuitas e devem ser entregue em mãos na coordenação pedagógica:
Matutino :Catarina FIor da
Silva
Vespertino:Geisa Borges Held Tobias
6.2. – Documentação a ser enviada no ato da inscrição:
a) Poesia com título e autoria (uma via entregue em mãos na coordenação da escola e uma via digital enviada por e-mail)
b) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo autor e seu responsável legal quando o mesmo for menor de idade (uma via impressa e uma via digital enviada por e-mail),anexo ao poema.
7. PRAZOS
04.09.2013 – Abertura das inscrições para o concurso de poesias.
04.10.2013 – Término das inscrições para o concurso de Poesias.
14.11.2013 _Evento de
entrega dos prêmios
15.11.2013 _Publicação das poesias classificadas nos blogs.
15.11.2013 _Publicação das poesias classificadas nos blogs.
2014_ Entrega da Antologia com data a
combinar.
8. DA COMISSÃO JULGADORA E SELEÇÃO DOS POEMAS FINALISTAS
8.1 A comissão julgadora será composta por um mínimo de 5 (cinco) integrantes, escolhidos a critério da comissão organizadora do projeto Literatura de Cordel,divertindo e aprendendo. Os jurados serão profissionais ligados à educação.
8.2 Os jurados farão a seleção da melhor poesia e dentre estas selecionarão as cinco primeiras colocadas.
8.3 A decisão dos jurados é soberana, não cabendo recursos ou questionamentos quanto aos critérios utilizados.
8.1 A comissão julgadora será composta por um mínimo de 5 (cinco) integrantes, escolhidos a critério da comissão organizadora do projeto Literatura de Cordel,divertindo e aprendendo. Os jurados serão profissionais ligados à educação.
8.2 Os jurados farão a seleção da melhor poesia e dentre estas selecionarão as cinco primeiras colocadas.
8.3 A decisão dos jurados é soberana, não cabendo recursos ou questionamentos quanto aos critérios utilizados.
9. DA ENTREGA DOS PRÊMIOS
9.1 Os prêmios serão entregues em evento aberto a comunidade escolar, com a publicação da melhor poesia. Serão premiados o primeiro, segundo, terceiro, o quarto e o quinto lugares.
10.PRÊMIOS
Os prêmios serão destinados para os três primeiros lugares:
1o lugar: Um tablet
2o lugar: Um rádio com entrada USB
3o lugar: Um rádio com entrada USB
4º lugar: Uma coleção de
25 folhetos de cordel
5° lugar: Uma coleção de
20 folhetos de cordel.
- OBSERVAÇÕES GERAIS
11.1 Ao preencher a ficha de inscrição e encaminhar a poesia para competir no Concurso de Poesias do Projeto” Literatura de Cordel,divertindo e aprendendo”, os autores concedem automaticamente autorização aos promotores para publicação em jornal, TV, rádio e internet.
11.2 O ato de inscrição no concurso pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento, valendo como contrato de adesão.
11.3 Os trabalhos não serão devolvidos.
11.4 Os candidatos renunciam a qualquer pagamento a título de direitos autorais das poesias inscritas neste concurso.
11.5 Questões omissas neste regulamento serão resolvidas pela comissão organizadora do projeto.
11.6 Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (67) 3421-3000 ou (.67) 3425-2252 com a Profª Aurineide . - Quem poderá participar deste concurso.
12.1 Poderão participar
deste concurso todos os alunos devidamente matriculados nesta instituição.
12.2 Considerando o art 3º parágrafo primeiro “ -
igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; “
12.3 E ainda a
Constituição Federal de 1988 no art 5º cita “Todos são iguais perante a lei,
sem distinção de qualquer natureza.”
Autora do projeto
“Literatura de cordel,divertindo e aprendendo:
Aurineide
Alencar de Freitas Oliveira
Comissão
Organizadora do projeto:
Adriana
Souto
Aurineide
Alencar de Freitas oliveira
Catarina
Flor da Silva
Celita
Ferri Dantas.
Eliane
Viegas de Araújo
Geisa
Borges Held Tobias
Geni
Aragão
Jair
Isaias de Santana
Joana
P. Mendes
Luzia
Gonçalves Ribeiro Primo
Maria
Aparecida Bezerra Sauto Assunção
Marilza
Dias Santos
Marisabel
Aguiar Pereira Martins
Marlene
Ferreira da Silva
Roseane
Leite Benites
Rosimar
Camacho da Silva
Vânia
Viegas Wolff Cardoso
Vaste
Leonel de Souza Contato.
Equipe
Avaliadora do II Concurso de Poesia Popular da Escola Ramona da Silva Pedroso:
Ana Aparecida da Silva
Ana Aparecida da Silva
Cristiane
C. Oliveira.
Tânia
Capuano
Edinéia
Del Vigna Alencar
Maria
Aparecida da Silva Estulano
Maria
Lucia Moreira de Lima
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLITICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
ESCOLA
ESTADUAL RAMONA DA SILVA PEDROSO
Ficha de inscrição
II Concurso de Poesia Popular da E.E. Ramona da Silva
Pedroso.
Nome:____________________________________________________Ano/Turma:______
Responsável:_______________________________________________________________
:____________
Título da
Poesia:__________________________________________________________________
______________________________
_____________________________
Assinatura do
Responsável
Local e Data
Obs: A poesia
original deverá ser manuscrita e entregue a coordenação e uma cópia digitada
deverá ser entregue para anexar a ficha de inscrição e enviar no e-mail: aurineidealencar@hotmail.com.
Leia o regulamento do concurso nos seguintes blogs:
Premiação: 1º lugar: 1 tablet
2º
lugar: rádio com USB
3º
lugar: rádio com USB
4°
lugar: uma coleção de 25 folhetos de cordel
5°
lugar: uma coleção de 20 folhetos de
cordel
A entrega do prêmio será no dia 14/11/2013 na E.E.Ramona da
Silva Pedroso.
Segue
abaixo oficinas do Projeto “Literatura
de cordel: divertindo e aprendendo”
Autora:
Aurineide Alencar de Freitas Oliveira.
Passo
a passo
Oficina
1°
passo:
Fazer
apresentação de folhetos de cordel;
Deixar
que os alunos manuseassem todos os folhetos;
Explicar
para os alunos o que é Literatura de
Cordel, como é; de onde veio.
Dizer
de que maneira se utiliza essa literatura.
2°
passo:
Sala
de Tecnologia
Anotar
no caderno as informações que se achem necessárias.
3°
passo:
Fazer
um levantamento sobre o que os alunos descobriram na internet;
Cada
aluno diz para a classe em voz alta;
Leitura
feita pela professora de textos produzidos por alunos em anos anteriores;
Colocar
na lousa algumas dessas estrofes.
Ex: Aqui acaba este fato
2ª Contado como verdadeiro
Mas se não acreditar
4ª Procure o dono do guerreiro
Ou então a Dona Lídia
6ª Do seu Dito carroceiro.
(Caroline)
4°
passo:
Leitura
individual dos folhetos de cordel;
Construção
de uma estrofe feita junto com a classe;
Ex:
“Sobre a páscoa,
agora”.
Uma coisa eu vou
dizer
Para ser um bom aluno
É preciso renascer
Vir na escola somente
Com intuito de
aprender”
Após a leitura dos folhetos os alunos copiam
rimas, se preparando para fazer sextilhas.
Ex:
Idade-vontade-liberdade
Aquece-oferece-padece
Paixão-oração-então
5°
passo:
Ouvir
CD com canções, desafios, motes e etc., na voz de diversos cantadores
(repentistas);
Anotar algumas rimas que ouviu do CD.
Ex:
Mais-paz-desfaz
Vencer-crescer-esquecer
Sonhei-cantei-pensei
Errado-revoltado-amado
Fez-três-freguês
Após
os alunos copiarem as rimas no caderno, a professora vai perguntando de um em
um e escrevendo no papelógrafo para afixar na parede da classe.
6°
passo:
Leitura: O
vendedor de ovos. (José Francisco Borges)
J.
Borges nasceu no município de Bezerros, Pernambuco, em 1935. Graças a seu
talento, participou de exposições de arte na França e na Suíça. E não parou por
aí. Ele continua criando e viajando pelo mundo.
Fazer
um levantamento oral com os alunos, sobre o poema, questionando e esperando que
cada um fale aquilo que entendeu. Ex: Quantos versos existem no poema. Pedir
que destaque as rimas e conte quantas estrofes são.
Interpretação Oral
Ex:
1) Como é chamado o
texto em forma de versos?
2) Quantas estrofes têm
no poema?
3) Quem é o autor desse
poema?
4) Vocês já leram um
folheto de cordel?
5) Quantos versos tem o
poema?
6) Esses versos são
curtos ou longos?
7°
passo:
Leitura:
Cordel
adolescente ó xente!(Sylvia Orthof) Livro: De olho no futuro
Estudando
o texto. Atividades e correção
Ex:
Amizade-felicidade
Nossa grande amizade
Enche-me de felicidade.
Alegria-harmonia
Sinto imensa alegria
Quando vejo a classe em harmonia.
Sol-girassol
Seja como o girassol
Que cresce seguindo o sol.
(Profª Aurineide)
8°
passo:
A professora faz a leitura de folheto de
cordel.
Ex: A chegada de Lampião ao inferno
(Autor: José Pacheco)
Explicar aos alunos que eles pensam nas
palavras que irão rimar; o tema, e depois começam a formar a estrofe.
A professora poderá sugerir o tema
oferecendo, por exemplo, um desenho. Então se começa a fazer as primeiras
estrofes.
Os alunos vão falando e a professora anotando
num canto da lousa, as rimas que pensaram. Ex: rimas:
cristão rodear
ração abraçar
oração voar
Agora os alunos junto com a professora vão
pensando nos versos e anotando primeiramente na lousa, depois no seu caderno.
Ex:
Quando
vejo esta cena
Penso
que nem sou cristão
O
pobre do passarinho
Vivendo
só de ração
Sinto
então que a humanidade
Precisa
de oração.
Os
passarinhos felizes
Começaram
a rodear
O
amigo que estava preso
Querendo
lhe abraçar
Pensando
achar uma forma
Dele
também ir voar.
Agora
cada aluno vai exercitar sozinho no seu caderno.
Ex:
Um
passarinho na gaiola
Querendo
ter uma vontade
De
ser um passarinho feliz
E
querendo ter liberdade
E
fora dessa gaiola
Quer
ser feliz e ter idade. (Ana Carla)
9º passo
Tema
livre:
Cada
aluno faz uma ou mais estrofes.
Ex:
Um
belo dia de sol
Aparece
uma criança
A
mesma; estava pensado.
Puxando
pela lembrança
Será
que o mundo vai
Acabar
sua esperança?
(João
Vitor)
10º passo
Assistir
DVD com diversas modalidades do cordel, como: repentes, motes, canções,
desafios galopes, etc.De volta para a sala, trabalhar em dupla, fazendo umas
sextilhas sobre o que eles aprenderam na sala de vídeo.
Ex:
cantoria - alegria -
magia
Meus
amigos eu te digo
Quando
vejo uma cantoria
Meu
coração se exalta
E
se enche de alegria
É
como se o mundo fosse
Todo
cheio de magia.
(profª.
Aurineide)
11º passo
Fazer
estrofes com temas propostos, como: mães, trânsito, dengue, etc.
Após
o aluno escrever numa folha e mostrar para a professora, a mesma fará correções
da gramática, sem mudar a ideia do aluno. Todos irão à sala de tecnologia, para
digitar o texto. Serão tiradas fotos em todos os passos que o aluno participar
para montagem de slaids, que serão apresentados à comunidade.
Ex:
Mãe
você é luz
Que
ilumina o meu dia
O
meu coração pequeno
Sem
você não viveria
Pois
preciso de você
E
toda sua alegria.
Aurineide Alencar de
Freitas Oliveira,
04/10/2012.
É isso aí amiga, continua postando o andamento do seu projeto q vou acompanhando aqui...bom trabalho!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu não te disse Eliziane Santana! Assunção que me aguarde!
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